Pular para o conteúdo principal

STF concede liminar para que RJ pague juros mais baixos à União

RJ irá pagar a dívida corrigida por juros simples e não mais compostos.
Pedido tem por objetivo reduzir o saldo devedor da dívida.


Do G1 Rio

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu ao governo do RJ, nesta sexta-feira (15), uma liminar em resposta ao mandado de segurança impetrado pelo estado, autorizando o pagamento da dívida com a União corrigida por juros simples e não mais por juros compostos.


Francisco Dornelles, Governador em exercício

O pedido tem por objetivo reduzir o saldo devedor da dívida, além de realizar o pagamento das parcelas em valores menores do que os exigidos pela União, sem sofrer as sanções legais - em especial a retenção de repasses federais e arrestos.

Ao conceder decisão favorável ao estado, o STF dá continuidade aos pareceres também favoráveis já concedidos a estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Pagamentos atrasados


Na quarta-feira (13), os deputados estaduais reagiram ao anúncio do Governo do Rio de Janeiro de adiar, para 12 de maio, o pagamento de aposentados e pensionistas do estado que recebem mais de R$ 2 mil mensais. Com apoio de 44 parlamentares, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) apresentou projeto de decreto legislativo para anular o decreto assinado pelo governador em exercício, Francisco Dornelles, que determinou o adiamento dos pagamentos.

A manobra, no entanto, foi rejeitada pelo presidente da Casa, Jorge Picciani (PMDB). Ele afirmou que não colocará em pauta o projeto de decreto do PSOL.

"Não acho que é o caminho porque este decreto coloca em risco não pagar ninguém", afirmou Picciani ao veículo. Segundo ele, "o parlamento tem de ter responsabilidade" e classificou a ação de seus colegas parlamentares como "demagogia".

O presidente da Alerj defendeu que os servidores do estado recebam em dia, mas por meio de alternativas, como o não pagamento dos juros da dívida com a União e a regulamentação de taxas já aprovadas pela Casa.

Picciani falou ainda sobre os empréstimos aprovados pela Alerj e pedidos de investigação do RioPrevidência, o Fundo Único de Previdência Social do estado. O déficit calculado pelo órgão para 2016 é de R$12,3 bilhão na previdência.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PM desabafa que alertou superiores sobre resgate em hospital do RJ

Policial desabafa sobre falta de condições de trabalho. 'Ninguém fez nada', denuncia o agente em mensagem que circula na web. Do G1 Rio Em um áudio que circula pela internet, um dos dois policiais responsáveis por fazer a segurança do criminoso conhecido como Fat Family, resgatado do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, desabafa e conta que chegou a pedir reforço, mas não foi atendido. Ele disse ainda que chegou a alertar que era possível notar que aconteceria um crime, mas não teve a sua denúncia ouvida pelos superiores, como informou o Bom Dia Rio.  Nícolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, durante internação no Souza Aguiar (Foto: Reprodução/TV Globo) “Eu tava lá nessa custódia aí, os colegas que me renderam. Você pede apoio ao batalhão e ninguém faz nada. Pedi fuzil, não me deram, pedi viatura para cercar o lugar lá, não me deram”, contou o policial. Segundo o PM, ele chegou a alertar os responsáveis, mas não foi ouvido. “Fizeram contato com o chefe

Militares da Força Nacional são atacados a tiros na Maré, Rio

Eles teriam entrado por engano na Vila do João e carro foi baleado. 1 militar foi ferido gravemente, segundo ministro da Justiça. Do G1 Rio Uma equipe da Força Nacional foi atacada a tiros na tarde desta quarta-feira (10) no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio. Um policial foi baleado na cabeça e levado em estado grave para o hospital. A equipe estava a caminho do Centro, entrou por engano na Vila do João, uma comunidade dominada por traficantes, e foi atacada numa localidade conhecida como Boca do Papai. Motorista do carro foi atingido na cabeça e socorrido em estado grave Segundo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes: - o capitão capitão Alen Marcos Rodrigues Ferreira, que atua em Cruzeiro do Sul, no Acre, teve ferimentos leves; - o soldado Rafael Pereira, do Piauí, escapou ileso; e - o soldado Hélio Andrade, de Roraima, foi ferido gravemente. Hélio Andrade, 37 anos, está no Rio desde 2015 e foi atingido com um tiro de fuzil na testa e perdeu muita mass

Deputado do Psol protocola pedido de CPI para auditar contas do Governo do Rio

Requerimento de Wanderson Nogueira tem a assinatura de 31 parlamentares Jornal do Brasil O deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ) protocolou nesta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para auditoria das contas do Estado e investigação da atual crise econômica. Outros 30 parlamentares assinaram o documento que será analisado pela Presidência da Casa. Wanderson Nogueira, do Psol, obteve 30 assinaturas para protocolar CPI na Alerj A justificativa do requerimento da CPI ressalta a grave crise que o Estado do Rio de Janeiro vive e a necessidade do Poder Legislativo cumprir seu papel fiscalizatório. De acordo com o texto, falta dinheiro para pagar servidores públicos e bolsas de estudo já concedidas, a Previdência está falida e não há recursos para honrar contratos, adquirir insumos, prover hospitais e escolas. Para Wanderson Nogueira, que propôs a criação da CPI, as c