Pular para o conteúdo principal

Turistas alemães ficam feridos durante assalto nas Paineiras, Rio

Casal de alemães ficou ferido, com escoriações

Espanhóis foram abordados no trevo do Mirante Dona Marta.


Nicolás Satriano | G1 Rio

 
Um casal de alemães e um grupo de espanhóis foram assaltados em momentos diferentes no início da tarde desta quinta-feira (11) na Estrada das Paineiras, em Santa Teresa, região central do Rio. O casal foi levado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, com escoriações. Os espanhóis prestavam depoimento na 7ª DP (Santa Teresa) às 16h20. Investigadores suspeitam que o mesmo grupo praticou os assaltos, mas provas ainda são buscadas para comprovar as suspeitas.


Assaltos a estrangeiros na Estrada das Paineiras foi registrado na 7ª Delegacia de Polícia, em Santa Teresa (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Assaltos a estrangeiros na Estrada das Paineiras foi registrado na 7ª Delegacia de Polícia, em Santa Teresa (Foto: Nicolás Satriano/G1)

Inicialmente, policiais militares informaram que grupo de alemães tinha mais pessoas, mas, posteriormente, constatou-se que o casal foi assaltado e na sequência recebeu auxílio de pelo menos dois compatriotas. Segundo informações do comando do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), uma das vítimas ficou ferida na mão e outra na cabeça.

Segundo agentes do BPTur, uma turista alemã que foi levada para o hospital ficou ferida ao levar coronhadas na mão e na cabeça ao tentar segurar um dos ladrões.

A polícia foi avisada por pedestres sobre o assalto e, quando chegou na Estrada das Paineiras, encontrou os estrangeiros, que contaram terem sido assaltados por quatro homens armados em duas motocicletas.

Já o grupo de espanhóis tinha seis pessoas, que contarem terem sido abordados na Estrada das Paineiras, na altura do trevo do Mirante Dona Marta. Novamente, os suspeitos seriam quatro homens em duas motos.

"É um modo de agir bem comum aqui no Rio, mas ainda não temos informações suficientes para saber se são os mesmos criminosos. Já temos uma equipe à disposição dos alemães e, assim que tiverem condições, serão ouvidos", afirmou ao G1 o delegado Clemente Braune, da Deat.

Segundo o Batalhão de Polícia em Áreas Turísticas (BPTur), no começo de agosto houve um reforço no patrulhamento em todos os pontos turísticos da cidade do Rio. Porém, após o ocorrido, o batalhão informou que vai aprimorar o planejamento estratégico de policiamento, para impedir novos casos como este na região.

Outros casos

 
Os assaltos desta quinta nas Paineiras não foram os únicos crimes contra estrangeiros desde as vésperas dos jogos.

No dia 27 de julho, três chineses que trabalhavam na delegação de seu país foram assaltados na Rua Cândido Mendes, na Glória, Zona Sul do Rio.Os criminosos levaram cerca de R$ 40 mil reais (R$10 mil e 10 mil dólares). Além da quantia, também foram roubados passaportes e telefones celulares. No mesmo dia, o jornal australiano Sidney Morning destacou em sua edição na internet uma tentativa de assalto sofrido pela equipe de reportagem que está no país. A manchete dizia: "Alto, bronzeado, jovem e com aparência de bandido - um garoto de Ipanema usou uma bolsa para roubar um cinegrafista do Canal 9".

No dia 1º, dois contêineres com equipamentos de transmissão de duas TVs alemães — ARD e GDF— foram roubados enquanto eram transportados para o Parque Olímpico num caminhão na Avenida Brasil. Eles foram recuperados em Magé, na Baixada Fluminense.

No dia 6, o ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, foi assaltado na Orla de Ipanema, como noticiou a emissora portuguesa "RTP". O ministro teria sido ameaçado com uma faca e teve que entregar o dinheiro e o celular. Um suspeito, identificado como Márcio Luiz Brandão, de 26 anos de idade, foi preso em flagrante.

No dia 11, o ex-nadador e presidente da Federação de Natação de Moscou, Evgeny Korotyshkin, afirmou no Instagram que foi assaltado a caminho de um restaurante nas proximidades da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PM desabafa que alertou superiores sobre resgate em hospital do RJ

Policial desabafa sobre falta de condições de trabalho. 'Ninguém fez nada', denuncia o agente em mensagem que circula na web. Do G1 Rio Em um áudio que circula pela internet, um dos dois policiais responsáveis por fazer a segurança do criminoso conhecido como Fat Family, resgatado do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, desabafa e conta que chegou a pedir reforço, mas não foi atendido. Ele disse ainda que chegou a alertar que era possível notar que aconteceria um crime, mas não teve a sua denúncia ouvida pelos superiores, como informou o Bom Dia Rio.  Nícolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, durante internação no Souza Aguiar (Foto: Reprodução/TV Globo) “Eu tava lá nessa custódia aí, os colegas que me renderam. Você pede apoio ao batalhão e ninguém faz nada. Pedi fuzil, não me deram, pedi viatura para cercar o lugar lá, não me deram”, contou o policial. Segundo o PM, ele chegou a alertar os responsáveis, mas não foi ouvido. “Fizeram contato com o chefe

Militares da Força Nacional são atacados a tiros na Maré, Rio

Eles teriam entrado por engano na Vila do João e carro foi baleado. 1 militar foi ferido gravemente, segundo ministro da Justiça. Do G1 Rio Uma equipe da Força Nacional foi atacada a tiros na tarde desta quarta-feira (10) no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio. Um policial foi baleado na cabeça e levado em estado grave para o hospital. A equipe estava a caminho do Centro, entrou por engano na Vila do João, uma comunidade dominada por traficantes, e foi atacada numa localidade conhecida como Boca do Papai. Motorista do carro foi atingido na cabeça e socorrido em estado grave Segundo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes: - o capitão capitão Alen Marcos Rodrigues Ferreira, que atua em Cruzeiro do Sul, no Acre, teve ferimentos leves; - o soldado Rafael Pereira, do Piauí, escapou ileso; e - o soldado Hélio Andrade, de Roraima, foi ferido gravemente. Hélio Andrade, 37 anos, está no Rio desde 2015 e foi atingido com um tiro de fuzil na testa e perdeu muita mass

Deputado do Psol protocola pedido de CPI para auditar contas do Governo do Rio

Requerimento de Wanderson Nogueira tem a assinatura de 31 parlamentares Jornal do Brasil O deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ) protocolou nesta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para auditoria das contas do Estado e investigação da atual crise econômica. Outros 30 parlamentares assinaram o documento que será analisado pela Presidência da Casa. Wanderson Nogueira, do Psol, obteve 30 assinaturas para protocolar CPI na Alerj A justificativa do requerimento da CPI ressalta a grave crise que o Estado do Rio de Janeiro vive e a necessidade do Poder Legislativo cumprir seu papel fiscalizatório. De acordo com o texto, falta dinheiro para pagar servidores públicos e bolsas de estudo já concedidas, a Previdência está falida e não há recursos para honrar contratos, adquirir insumos, prover hospitais e escolas. Para Wanderson Nogueira, que propôs a criação da CPI, as c